Espiritualidade

Alma corpo e espírito: qual a diferença?

Você já pensou sobre alma corpo e espírito, e se perguntou qual a diferença e função de cada um deles? Bom, você pode pensar que é meio obvio a diferença do corpo para a alma ou espírito.

Afinal, todos temos um corpo, ele é bem sólido, possível de ser estudado e não há como não vê-lo. Mas, não se pode dizer o mesmo do espírito e da alma.

Por outro lado, você saberia dizer qual a relação do corpo com a alma e com o espírito? Bem, se você é uma pessoa que gosta de espiritualidade, e acredita que a vida é mais do que podemos ver e experimentar no mundo material, com certeza essa é uma pergunta interessante.

Quer saber mais sobre a trĂ­ade alma corpo e espĂ­rito? Continue lendo!

Afinal, o que Ă© alma corpo e espĂ­rito?

Na tríade alma corpo e espírito, o corpo é a parte mais simples de entender. Ele é o nosso instrumento de manifestação e ação no mundo material. Através do corpo, podemos viver no mundo. Por isso mesmo, muitas tradições o chamam de veículo. Pois, ele não é o espírito, nem a alma, mas um instrumento de ambos.

O corpo é perecível, ou seja, um dia ele ira deixar de funcionar, e nesse momento ocorrerá o nosso falecimento, também chamado de desencarne pelas tradições espíritas. Porque se refere ao momento em que alma e o espírito desencarnam do corpo, deixando de estar ligados a ele.

E o que Ă© a alma?

É claro que a definição do que é a alma varia muito conforme a abordagem de análise utilizada. Portanto, saiba de antemão que você encontrará diferentes respostas para pergunta em diferentes culturas e religiões.

No entanto, muitas tradições espirituais concordam que a alma é o intermediário entre o corpo e o espírito. Ou seja, a alma não é material, mas também não tem uma constituição tão refinada quanto o espírito, sendo um pouco mais densa do que esse, podemos dizer.

A alma é uma expressão do espírito que se manifesta através do corpo. Portanto, fazem parte da alma os pensamentos, a mente, a vontade e as emoções.

Segundo a teosofia, também fazem parte da alma do homem os corpos sutis, que incluem o corpo etérico, o corpo astral (sede das emoções) e o corpo mental (sede dos pensamentos).

O que Ă© o espĂ­rito?

Na tríade alma corpo e espírito, o espírito talvez seja o mais difícil de definir. E, da mesma forma que a alma, muitas tradições religiosas e culturais podem ter definições próprias para o que seria o espírito humano.

O espírito pode ser entendido como a nossa essência, o nosso verdadeiro ser, aquilo que de fato somos, e que surgiu antes que ocupássemos um corpo no mundo material. Segundo a tradição cristã, o espírito é a parte de nós mais próxima de Deus. Segundo a bíblia, quando falacemos, o corpo retorna a Terra de onde veio, mas o espírito retorna para Deus, que o criou.

Alma corpo e espĂ­rito em conjunto para a vida plena

Em alma corpo e espírito não há um que seja mais importante do que o outro. Por exemplo, nos relacionamos com questões espirituais superiores através de nosso espírito, mas precisamos de nossa alma para ter mais compreensão sobre elas, e do corpo físico para manifestar o aprendizado na matéria.

Inclusive, conforme ensinam diversas tradições espirituais, é preciso que o corpo físico esteja saudável, e seja bem cuidado, para que haja um alinhamento dos corpos sutis com o corpo físico. Sem isso, não é possível realizar façanhas espirituais como a projeção astral, ou ter contato com seres divinos superiores.

É importante também não confundir os corpos sutis com o corpo físico. O corpo físico é muito denso, enquanto os veículos sutis do homem são feitos de constituições mais leves, e mais maleáveis em suas formas de manifestação.

ConclusĂŁo

A alma corpo e espĂ­rito formam um conjunto que precisa ser cultivado adequadamente, para que seja possĂ­vel extrair todo o potencial do nosso ser. Enquanto estamos no mundo material, ocupamos um corpo fĂ­sico que faz parte do que nĂłs somos temporariamente.

Por outro lado, há um consenso entre praticamente todas as tradições espirituais de que a alma e o espírito não perecem após o falecimento do corpo. E, para aqueles que acreditam em reencarnação, isso se torna ainda mais importante, dada a possibilidade de que o mesmo espírito e alma vivam outra vez, mas em um novo corpo físico.

Quer ler mais coisas interessantes sobre espiritualidade? Aproveite e veja também: espiritualidade dos gatos: limpeza e proteção.

FAQ: Alma Corpo e EspĂ­rito

Considerando a alma como um intermediário entre o espírito e o corpo, a sua função é, principalmente, permitir que o espírito possa, através do corpo, experimentar a existência no mundo material. Pois, a existência no mundo material é bem diferente da forma de existir e atuar no mundo do espírito, onde ele é puro em manifestação.

Como parte ligada a mente e aos pensamentos, a alma também tem como função ajudar o espírito a compreender a existência material. Portanto, permite que as pessoas possam compreender o mundo, a sociedade, o certo e o errado, e se ajustar de forma adequada.

Segundo a BĂ­blia, o espĂ­rito Ă© a Ăşnica coisa capaz de sobreviver a morte. E a Ăşnica parte do ser do homem capaz de contemplar a Deus e receber mensagens divinas.

No mundo material, o espírito tem como função principal tomar compreensão das questões espirituais, principalmente as superiores, como a busca por Deus. Além disso, o espírito serve como guia de valores éticos assertivos, para uma orientação mais pura sobre a vida, sobre o que é certo ou errado.

Alma e o espĂ­rito sĂŁo anteriores ao corpo, que Ă© animado por ambos.

E.Mikaela

Revisado por Etain Mikaela, redatora web profissional com vasta experiĂŞncia em revisĂŁo de textos, incluindo para blogs e artigos acadĂŞmicos. Sou apaixonada por diversos temas, destacando-se a cosmologia e o universo dos significados dos sonhos.

Artigos relacionados

BotĂŁo Voltar ao topo