Prece anjo da guarda: fortaleça seu vínculo com seu anjo protetor

A prece anjo da guarda representa um forte meio de fortalecer seu vínculo com seu anjo protetor. E, para aqueles que buscam assuntos relacionados a espiritualidade, é sem dúvida um dos temas mais interessantes.

Na verdade, a crença em anjos e na sua função protetora é muito antiga. Inclusive, não é incomum encontrar esses seres retratados em filmes, séries e até novelas. O que contribui para despertar o interesse de um número ainda maior de pessoas pelo tema.

Então, se você é uma dessas pessoas e quer saber mais sobre prece anjo da guarda continue lendo!

O que este artigo aborda:

Qual a origem da prece anjo da guarda?

A prece anjo da guarda é uma oração católica que surgiu em torno do ano 1111, durante a Idade Média. Antes disso, já acontecia uma festa dedicada a santo anjo na Inglaterra, de forma que a crença em anjos já era bastante difundida antes da oração cristã surgir.

A partir de 1608, a festa em honra ao santo anjo se tornou uma comemoração mundial, para todos os cristãos católicos, por meio de uma decisão do Sumo Pontífice (Papa), que estava a frente da Igreja na época.

Qual a origem dos anjos?

A prece anjo da guarda é uma oração muito popular também devido à origem divina dos anjos. Pois, a crença em anjos é ilustrada na Bíblia Sagrada, e estava presente, inclusive, antes do nascimento de Cristo.

Na Bíblia os anjos são descritos como seres criados por Deus para cumprir a sua vontade, e a palavra anjo significa “mensageiro”, com origem no termo judaico “malach”. E não é incomum que os anjos sejam designados para proteger pessoas por ordem divina, nas mais diversas situações.

Além disso, em muitas passagens bíblicas anjos são mencionados como entregando mensagens a pessoas escolhidas por Deus para alguma tarefa e fazendo outros tipos de milagres, conforme a missão que Deus lhes designou.

Provavelmente, a mais conhecida dessas passagens é anunciação do anjo a Maria sobre a concepção de Jesus Cristo. Mas, existem muitas outras.

A prece anjo da guarda é uma oração secular

Embora existam variantes, e até orações mais recentes para o anjo da gurda, a prece anjo da guarda original é uma oração secular (que existe há quase um milênio), e no início era rezada em latim, como segue:

Angele Dei,
qui custos es mei,
me, tibi commissum pietate superna,
hodie illúmina, custódi,
rege et gubérna.
Amen.

A tradução resulta na tradicional prece que a maioria das pessoas no Brasil conhecem, e que muitos pais costumam ensinar aos filhos desde pequenos. Confira:

Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, guarda, governa e ilumina. Amém.

Qual a função do anjo da guarda?

A prece anjo da guarda é uma forma de fortalecer seu vínculo com seu anjo protetor, um ser de origem divina com a missão de acompanhá-lo durante toda a sua vida. Seu principal objetivo é orientar você sempre para o bom caminho, além de livrá-lo do mau que aparecer em sua jornada.

Portanto, o anjo da guarda sempre tem uma natureza espiritual superior em relação ao seu protegido. Mas, nem todos os anjos têm essa função. Na verdade, de uma forma geral, a função principal da maioria dos anjos é servir como mensageiros entre Deus e os seres humanos.

Inclusive, mesmo que algumas pessoas pensem que os anjos são símbolos da moral e da ética, e de todos os atributos mais sublimes que podem servir de inspiração a humanidade, a verdade é que nem todos os anjos são bons. Pois, originalmente a palavra anjo poderia ser aplicada também para designar qualquer ser que não fosse humano.

Reze a prece anjo da guarda em momentos de aflição

Mesmo que nem todos os anjos sejam bons seres de luz, quanto ao anjo da guarda, não há o que se preocupar. Pois, seu anjo da guarda é seu protetor, e sua função em sua vida é sempre livrá-lo do perigo e dos obstáculos, em qualquer circunstância.

Portanto, se você acredita em anjos e quer contar com seu anjo protetor, reze a prece anjo da guarda sempre que estiver em momentos de aflição para pedir por auxílio e proteção. Além disso, você também pode fazer essa oração sempre quiser, e mais de uma vez por dia, para se aproximar ainda mais do seu anjo guardião.

Faça sua própria prece anjo da guarda

Apesar da oração ao anjo da guarda ser fácil de memorizar e muito eficaz, você também pode fazer sua própria prece anjo da guarda. Para isso, você pode usar suas próprias palavras, sempre se dirigindo ao seu anjo com respeito e fé.

Podemos citar como exemplo o Papa Pio XI, que além de rezar a oração ao santo anjo 5 vezes por dia, afirmava conversar diariamente com seu anjo da guarda, sempre com muito respeito e calma.

Gostou desse artigo? Quer saber mais sobre espiritualidade? Então, aproveite e leia também: espiritualidade dos gatos: limpeza e proteção.

FAQ: Prece Anjo da Guarda

Você pode saudar seu anjo rezando a oração ao santo anjo guardião com fé, e agradecendo por sua proteção em sua vida.

Para descobrir qual é o seu anjo guardião, some os 4 dígitos da sua data de nascimento, até chegar um número de dois dígitos. Então, some esses dois dígitos finais e verifique qual o nome do anjo correspondendo ao número obtido na lista dos 72 anjos de Deus.

Para fazer a firmeza do seu anjo da guarda, você precisa de uma vela de 7 dias branca, ou 7 velas palito, uma por dia. E um copo com água.

Após acender a vela e colocar o copo com água para potencializar as energias do seu anjo, faça uma oração ao seu guardião que venha do coração. Comece agradecendo pelas bênçãos em sua vida, e termine pedindo o que precisa, sempre com muito respeito.

O Anjo Yabamiah é o anjo do salmo 91, um anjo associado a proteção e orientação espiritual, considerado também um anjo da guarda.

E.Mikaela

Revisado por Etain Mikaela, redatora web profissional com vasta experiência em revisão de textos, incluindo para blogs e artigos acadêmicos. Sou apaixonada por diversos temas, destacando-se a cosmologia e o universo dos significados dos sonhos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo